Volatilidade: o que é, e que impacto pode ter nos teus investimentos?
Nos mercados financeiros, o termo volatilidade refere-se às mudanças no preço de um ativo num determinado período face a um determinado preço médio. Um ativo com elevada volatilidade terá preços amplamente dispersos da média, enquanto os preços de um ativo com menor volatilidade estarão mais próximos da média.
Um mercado volátil significa que o mesmo apresenta instabilidade e imprevisibilidade nos preços dos ativos. Neste cenário, é comum que o portfólio dos investidores valorize ou desvalorize rapidamente de valor.
A volatilidade funciona como um indicador financeiro que ajuda a prever ganhos e perdas, auxiliando assim o investidor a proteger a sua carteira de ativos contra oscilações negativas.
Sabias que existe um índice que mede as expectativas de volatilidade?
O Índice VIX, é um indicador que mede as expectativas de volatilidade do S&P 500 nos 30 dias seguintes, este é também conhecido como o "Índice do Medo" porque tende a aumentar em momentos de stress ou incerteza nos mercados.
Este índice é calculado usando as opções de compra e venda do Índice S&P 500. O cálculo envolve uma fórmula complexa que leva em consideração as opções de diferentes vencimentos e preços.
No entanto, a interpretação do Índice VIX é simples: quanto maior o valor do índice, maior é a expectativa de volatilidade no mercado, indicando um ambiente mais arriscado e incerto. Por outro lado, um VIX mais baixo sugere menor expectativa de volatilidade e, portanto, um ambiente de mercado mais estável.
Apesar de o Índice VIX ser um indicador importante e amplamente utilizado, não prevê a direção específica dos movimentos do mercado, apenas prevê a amplitude da volatilidade esperada. Por este motivo, os investidores devem considerar vários indicadores e análises em conjunto ao tomar decisões de investimento.
Os investidores podem consultar a volatilidade histórica dos fundos de investimento da SAM nas Fichas Mensais (secção Indicadores de Desempenho).
Que impacto pode ter nos teus investimentos?
Num cenário de volatilidade, todos os investimentos, sem exceção, apresentam um impacto no seu preço. No entanto, alguns estão mais suscetíveis do que outros. Em geral, as obrigações embora sejam sensíveis às mudanças nas taxas de juro, costumam apresentar uma volatilidade menor pelo fato dos rendimentos serem fixados no momento da aplicação.
Por outro lado, a volatilidade é mais elevada em investimentos como, por exemplo, as ações. Isto acontece porque os preços de mercado destes títulos são influenciados por agentes externos como a economia do país e global, desempenho das empresas, mudanças no mercado, entre outros.
A volatilidade impacta diretamente na probabilidade de ganhos e perdas dos teus investimentos. Em geral, está relacionada com o risco e é diretamente proporcional a este. Ou seja, quanto maior o risco, maior é o seu potencial de retorno.
Classe de Ativos | Nível de volatilidade | Impacto Potencial |
Dívida Pública | Baixo | Baixo risco e retornos menores, se comparado a outros tipos de investimentos. |
Dívida Corporativa | Moderado | Risco moderado e retorno mais previsível |
Ações | Alta | Alto risco com possibilidade de retornos altos |
Recordamos que num cenário de volatilidade, no qual persistem incertezas, é importante manter a calma e lembrar que as melhores ferramentas à disposição do investidor são a diversificação, o horizonte temporal e o perfil de risco adequado.