A nossa história
52 anos a criar valor
Desde a criação da primeira gestora de ativos, há 52 anos, em Espanha, a Santander Asset Management transformou-se através de diferentes processos de aquisições e fusões estratégicas para a empresa e cresceu em todo o mundo, com especial foco na Europa e na América Latina.
Nos últimos anos mantivemos a ambição de continuar a transformarmo-nos com planos sólidos e específicos, aproveitando o nosso conhecimento sobre as necessidades do cliente e as nossas capacidades nos diferentes mercados para oferecer as melhores soluções.
1971: O início
Em Espanha é criada a primeira sociedade gestora de ativos do Banco Santander, denominada Gesbansander.
Final de 80s e 90s: Tempo de mudança
Em Portugal é constituída a BCI - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário S.A.. Nos anos seguintes, é o efetuado o registo inicial da SAM e da Santander Gest.
Em Espanha, as gestoras de ativos do Grupo Santander (Gesbansander, Banesto Gestión e BSN Gestión) são integradas numa única entidade denominada Santander Gestión. As gestoras do Banco Santander e do Banco Central Hispano iniciam o processo de fusão, resultando no Santander Central Hispano Gestión.
2000s: Primeiros passos na América Latina e na Europa
As aquisições estratégicas do Grupo Santander na América Latina aumentaram a presença internacional que o Santander tinha na indústria de gestão de ativos com sociedades gestoras no Chile, Brasil, México, Argentina e Colômbia.
Em Portugal, a Santander lmovest e a Santander Gest foram incorporadas, por fusão, na Santander Asset Management - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A, e a Santander Gestão de Activos passa a denominar-se Santander Asset Management – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A.
Foi criada a Santander Asset Management UK como resultado da integração das diferentes gestoras de ativos do Abbey National Bank.
Com a aquisição do ABN Amro no Brasil pelo Banco Santander, integram-se as sociedades gestoras de ambas as entidades, e é criada a Santander Asset Management Brasil.
De 2010 a 2020: Novas geografias
Abertura do primeiro escritório de representação em Tóquio. Aquisição do Banco Zachodni WBK na Polónia pelo Banco Santander, a sociedade gestora polaca BZ WBK TFI & AM passa a integrar a estrutura internacional da SAM. Abertura de um novo escritório na Alemanha.
A SAM passa a ser detida em 50% pelo Banco Santander e em 50% pela Warburg Pincus e General Atlantic. Este acordo de participação representou um forte impulso ao negócio de gestão de ativos, melhorando a capacidade de gestão local e global, bem como a qualidade do serviço oferecido. Mais tarde, o Banco Santander recompra os 50% detidos pela Warburg Pincus e a General Atlantic, e a SAM volta a ser 100% detida pelo Grupo Santander.
De 2020 em diante…
O Banco Santander, em Portugal, vende 100% do capital social da SAM Portugal à Santander Asset Management UK Holdings Limited. A SAM em Portugal, incorpora por fusão a Popular Gestão de Activos, SGOIC, S.A.